segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Acidentes Nucleares

Existem vários fatores que causam acidentes nucleares, são eles:
1) Deterioração Térmica;
2) Falha no Equipamento;
3) Transporte;
4) Erro Humano.

1) Ocorrem por operações fora dos limites de temperatura do reator. Por exemplo, em Three Mile Island, pelo vazamento do líquido de refrigeração que foi interrompido na sua reação nuclear. A estrutura interna do reator fundiu-se.
2) Na Polônia, os dispositivos eletrônicos que eram usados para tratamento de câncer, não foram bem sucedidos. Esta falha desencadeou em uma série de problemas por radiação.
3) Os acidentes de transporte podem causar uma liberação de radiação, resultando em uma irradiação direta. Em Cochabamba, um aparelho de radiografia com defeito, foi transportado em um ônibus e seus raios gama irradiaram alguns passageiros.
4) O erro humano é responsável por muitos acidentes. Quando uma pessoa calcula a quantidade errada da dose de raios gama, o paciente acaba com uma sub-exposição à radiação.



Acidente em Chernobyl

Em 26 de Abril de 1986, um dos reatores da Usina Nuclear de Chernobyl, sofreu uma explosão de vapor no reator, que acabou em incêndio, outras explosões e em um derretimento nuclear.
Houve duas supostas teorias para a causa do acidente. Uma, dizia que a culpa foi dos operários da usina. Já a outra, dizia que ocorreu por defeitos no projeto do reator.
Outro fator importante era de que os operários não estavam informados dos problemas do reator, logo, ignoraram os defeitos e desligaram os sistemas de proteção do reator, o que era proibido.
A massa de ar radioativa que foi liberada, queimava as lajes de prédios, deixando material radioativo no local por mais de 10 dias. Aquele local estava completamente interditado e em até mesmo lugares com mais de 3Km de distância, as pessoas estava expostas à radiação.
O total de mortos não foi muito certo, mas foram mais de 100 mil pessoas. Os bombeiros que chegaram meses depois, 28 deles morreram. Existem sobreviventes, mas muito deles sofrem de câncer na tireóide.
Pode-se dizer que o acidente em Chernobyl liberou 400 vezes mais material radioativo para a atmosfera do que a bomba atômica de Hiroshima. E também foi o maior acidente nuclear da história.


Acidente em Goiânia

Este foi um acidente diferente dos outros. Em 13 de Setembro de 1987, catadores de lixo estavam buscando velhas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia, quando encontraram um aparelho de radioterapia. Eles levaram o aparelho para casa e começaram a desmonta - lo para ver se conseguiria achar algo que poderia vender.
Quando começaram a desmontar, ficaram expostos à uma substância radioativa, o Césio – 137 (usado como fonte de radiação para a maquina) . Sem saberem o que era, venderam - a para alguém. Essa pessoa ficou tão impressionada com o brilho que o Césio tinha, que começou a mostrar para todos os seus conhecidos. Gerando uma contaminação geral de material radioativo.
Os sintomas que as pessoas tinham eram de náuseas, vômitos e tonturas. Mas ninguém sabia muito bem o motivo daquilo. Só depois de 2 semanas que descobriram que era uma contaminação radioativa. Os médicos receitaram uma substância às pessoas afetadas, que eliminava os efeitos da radiação.
Depois de um mês após o acidente, 4 pessoas morreram e aproximadamente 400 pessoas ficaram contaminadas.
Após o acidente, as construções em volta do local, sofreram uma grande redução de preços, muitas lojas fecharam e mesmo assim alguns comerciantes continuaram na região.

Um comentário:

Anônimo disse...

gosteiiiiiiiiii
muito e aprendi bastante brigada
escola estadual coronel ondino rodrigues lima