segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A Radioatividade

Radioatividade é o nome dado ao fenômeno que acontece em certos átomos que possuem o núcleo instável. A descoberta da radiatividade veio junto com a descoberta de que os elétrons, prótons e nêutrons existem. Nos átomos radioativos, os prótons e nêutrons movimentam-se em altíssima velocidade e são capazes de emitir radiação, ou seja, emitir energia através do espaço em forma de ondas ou partículas.
A radioatividade pode ser natural ou artificial; a natural acontece nos elementos radioativos existentes na natureza (rádio, tório, urânio e etc..) e a artificial é provocada com transformações nucleares artificiais.
Os elementos radioativos são: Rádio, Tório, Urânio e Polônio.
-Rádio: Número atômico: 88 ; símbolo: Ra ; massa atômica: 226, 05 ; temperatura de fusão: 700°C. Rádio é um elemento muito raro na natureza.
-Tório: Número atômico: 90 ; símbolo: Th ; massa atômica: 232,038 ; temperatura de fusão:1700°C.
-Urânio: Número atômico: 92 ; símbolo: U ; massa atômica: 238,07 ; temperatura de fusão: 1800°C.
-Polônio: Número atômico: 84 ; símbolo: Po ; massa atômica: 210 ; temperatura de fusão: 800°C. O Polônio geralmente acompanha o Rádio.
Existem 3 tipos de radiação: Alfa (emite carga elétrica positiva), Beta (emitem carga elétrica negativa) e Gama (não possuem carga elétrica).
As partículas alfa são constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons, carregadas positivamente. Os raios alfa são emitidos com muita energia, mas perdem essa energia com muita facilidade ao passar através da matéria. Possuem velocidade de 20.000 km/s.
As partículas beta são elétrons emitidos pelo núcleo de átomo, ou seja, carregadas negativamente. O raio beta também possuem muita energia, mas não são tão fortes com quanto o raio gama. Possuem velocidade de 270.000 km/s.
A radiação gama, ao contrário da alfa e beta, emite ao invés de partículas, ondas eletromagnéticas emitidas por núcleos estáveis logo após uma radiação beta ou alfa. São altamente penetrantes, sendo detidos apenas por paredes de concreto ou metal. Sua velocidade é altíssima, igual a velocidade da luz: 300.000 km/s.
Dessa forma, podemos compreender o fenômeno da radiotividade e os tipos de radiação quimicamente falando, e a partir de agora, vamos conhecer os usos possíveis dos elementos radioativos.

Nenhum comentário: